Portal NFL

Em Alta

Raízes agroecológicas Paranaenses, e "AGORA É KID CHOCOLATE" que vem aí...

Raízes agroecológicas Paranaenses, e
Foto: CPRA
112

OUVIR POSTAGEM

Com o último final de semana encerramos nossa primeira Série: "Agroecologia Paranaense", onde trabalhamos tal temática também pela página do Facebook "Memórias Paranaenses" (@memoriaspr). O desfecho começou no sábado 03/10 Dia Nacional da Agroecologia, com postagem que falou mais sobre o Assentamento Contestado, agora na perspectiva da Memória Social do Esporte que compartilho através do Blog "Nocaute ao Esquecimento": encurtador.com.br/mstwS

Nós já estamos construindo a próxima seção: "Políticas e Políticos do Paraná", estreia neste mês. Fique atento!

Em uma curta jornada com partida desde o movimento social, falamos até da Pousada Agroecológica Guata Porã ("belo caminho", em guarani (1)), e do Sítio Jacarandá Permacultura e Agroecologia (2), ambos situados em Foz do Iguaçu. Voltamos a histórica Lapa-PR falando de Esporte, Saúde e luta pela terra, relatando sobre momento de acirramento elitista que se deu durante o governo Jaime Lerner e seus dois mandatos estando à frente do Palácio Iguaçu (1995 a 2003), em meio a "década perdida" com as privatizações e corrupção aflorada.

Ao tratarmos do conturbado governismo paranaense, também citamos o paranismo¹ - embranquecimento da memória paranaense - que elege "herança" a ser inventada como narrativa histórica oficializada, institucionalizada, preservada, e para isto basta analisarmos os tombamentos em terra paranista no que tange ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)(3).
Neste momento de fechamento das ideias a cerca da pauta Agroecológica, dentre os esforços estatais que nos interessam aqui, ressalto a criação em dezembro de 2005 do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia - CPRA, autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (4). 

Foto: CPRA

Desde o "governo Beto Richa" (também ficou duas vezes no posto: 2011 à 2018), condenado inclusive judicialmente por irregularidades em sua gestão, e com o atual mandatário Ratinho Jr que essa base recente na institucionalidade, vital para a construção de políticas públicas agroecológicas segue sendo atacada. Cada vez mais o CPRA que se somara aos programas do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, e de pesquisa, realizados pelo Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR (5), é posto em cheque pelo favorecimento de interesses do agronegócio - vide a oligarquia Massa à qual pertence o governador.
Devido a Pandemia, as atividades do Centro foram paralisadas pelo Decreto Nº 4230/2020 do Governo do Estado do Paraná, e seguem suspensas por tempo indeterminado, mas as iniciativas de movimentos sociais seguem quase que diariamente trabalhando os temas que a série levantou um pouquinho, e ao final desta publicação terá todas as referências bibliográficas afim de facilitar estudos, pois uma de nossas publicações teve problemas no ar e preferimos retirá-la, colocando aqui os dados essenciais que nela continham, sem perda assim do contexto abordado.

Gostaria de no domingo ter fechado este ponto em aberto, ou mesmo ontem (5), mas uma polêmica tem rendido reflexões, e como pretendo fechar um elo ao pulicar já lhe convidando para próxima prosa, preferi digerir melhor a breve repercussão sobre anúncio que fiz - pois se tratam na verdade de palavras do Jornal "Nosso Tempo", fonte que anunciou com entusiasmo a aprovação na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu quanto à mudança de nome do Ginásio Costa Cavalcanti (inaugurado em 1982), resultado de votação apertada sobre proposição do então Vereador Sacomori (MDB), que propunha homenagear Antônio Gonçalves, um dos gigantes do esporte local, com seu apelido:

A chamada na matéria publicada ao início de Abril em 1986, dizia "AGORA É GINÁSIO KID CHOCOLATE"(6).

Pronto! Bastou isto para já surgirem "divergências" 26 anos depois, via um importante grupo na rede social que trata sobre a memória iguaçuense, aparecendo inclusive a defesa de "viabilidade" para tal mudança, mas defendendo mudar o nome do outro principal estádio da cidade - do ABC, o que seria contraditório com a história do próprio futebol de Foz.

E se te pareceu exagerada minha defesa, basta acompanhar a Coluna pois entraremos em campo para falarmos também da rica memória da bola, e aí veremos o papel das Famílias Basso e Dotto só para findarmos este enredo do "vovô" ABC de 1915 x Flamenguinho de 54, porque vem aí outros tantos, como o Guairacá, Vasco da Gama, Industrial, etc.

Por fim, Antônio Gonçalves (in memoriam) será a trajetória basilar do nosso próximo encontro aqui, afinal ele tem sido pilar de pelo menos cinco anos de pesquisas, e uma longa publicação futura já esta em construção - que este livro possa ser o mais coletivo possível, nos ajude com seu relato. Conheceu "Kid Chocolate"? Quer nos contar o que sabe?
Entre em contato: projetokidchocolate@gmail.com

Finalizo em definitivo me desculpando, pois precisava fechar o compromisso com quem acompanhou "Agroecologia Paranaense", agradecendo a parceira da primeira promoção que realizamos, com a Pousada Guata Porã e quem concorreu! O dado desta propriedade que foi erroneamente ao ar, tratava do tamanho dela e aqui consta a ERRATA: 14 hectares, reserva legal 4 hectares²
Além desta contribuição de Sandra Soares Teixeira, ainda ratifico a informação correta com levantamento dela mesmo que esta disponível em sua pesquisa, e as demais citações utilizadas se encontram no final do texto:

Ver sobre SISCAL - sistema intensivo de suínos criados ao ar livre³

Até a próxima, com nosso Campeoníssimo Kid, que aporta em 1952 na bela Foz do Iguaçu com seu uniforme branco de marinheiro da Marinha do Brasil, pele negra e a transferência após golpear um oficial no Rio de Janeiro, Boxeador, também se fez memorável no futebol da fronteira, além de ter se tornado uma das grandes personalidades iguaçuenses, saindo até em Coluna Social como "rei da massagem" e apreciador da feijoada no Salvatti (7)... vem muita história por aqui! Acompanhe.

*Rafael Clabonde é formando em História-América Latina pela UNILA, esportista e Pré-Cônsul da Sociedade Esportiva Palmeiras na cidade, além de Liderança da Torcida Mancha Verde Foz do Iguaçu, entidade que até o próximo dia 11.10 arrecada geladinhos e picolés, para entrega no Dia das Crianças (12), se quiser colaborar entre em contato através do 45 99826-9386 (whatsapp).

 

Fontes:

(1) https://facebook.com/pousadaguatapora

(2) https://facebook.com/SitioJacarandaPermacultura/

(3) http://patrimoniocultural.pr.gov.br/arquivos/File/tombados/IPHAN.pdf

(4) https://facebook.com/cpragroecologia

(5) https://terradedireitos.org.br/noticias/noticias/governo-do-parana-quer-fechar-centro-de-referencia-em-agroecologia/16469

(6) https://yumpu.com/pt/document/read/12788341/edificio-nag1b-pode-desabar-nosso-tempo-digital

(7) http://nossotempodigital.com.br/arquivo/nosso_tempo_16/nosso_tempo_16.pdf

 

Referências Bibliográficas:


¹ DELTON, Felipe. A presença negra na história do Paraná (Brasil): a memória entre o esquecimento e a lembrança. Rev. Hist. UEG-Porangatu, v.7, n.1, p. 156-171,jan./jun. 2018. p. 161

² TEIXEIRA, Sandra. Índice de Atratividade em Pontos Interpretativos (IAPI) da trilha interpretativa na Pousada Agroecológica Guara Porã e análise do seu potencial como ferramenta de Educação Ambiental. UNILA, 2016. p.17

³ Sistema intensivo de suínos criados ao ar livre - SISCAL. A Experiência da Escola Latino Americana de Agroecologia. In: Jornada de Agroecologia, 12ª, 2013, Maringá. Anais. Maringá: Escola Milton Santos, 2013. p.30

POLHASTO, Sheyla. A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades. UNILA, 2017.

Comentários

Quer mais artigos e as newsletters editoriais no seu e-mail?

Receba as notícias do dia e os alertas de última hora.
[CARREGANDO...]

Confira mais Postagens

Memórias postas em xeque: muda de nome o Ginásio Costa Cavalcanti?
Rafael Clabonde
Rafael ClabondeColunista

Memórias postas em xeque: muda de nome o Ginásio Costa Cavalcanti?

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Começa a Série
Rafael Clabonde
Rafael ClabondeColunista

Começa a Série "Agroecologia Paranaense", e hoje: ELAA, a Escola Latino Americana de Agroecologia

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Boa nova na fronteira fechada! Memórias Iguaçuenses: nasce mais uma Coluna aqui
Rafael Clabonde
Rafael ClabondeColunista

Boa nova na fronteira fechada! Memórias Iguaçuenses: nasce mais uma Coluna aqui

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Europa depois da primeira onda
Felipe Bombardelli
Felipe BombardelliColunista

Europa depois da primeira onda

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Sobre o dia 25 dia da mulher negra e latino americana
Vanessa Ramos
Vanessa RamosColunista

Sobre o dia 25 dia da mulher negra e latino americana

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
O agronegócio capitalista e epidemias
Marcelo Barbosa
Marcelo BarbosaColunista

O agronegócio capitalista e epidemias

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Relembrando Jair Messias Bolsonaro
Giovanni Antunes
Giovanni AntunesColunista

Relembrando Jair Messias Bolsonaro

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Quando o perigo bate a porta
Thiago Barros
Thiago BarrosColunista

Quando o perigo bate a porta

Posts do Colunista Ver Esta Postagem