Portal NFL

Em Alta

Europa depois da primeira onda

Europa depois da primeira onda
209

OUVIR POSTAGEM

No início da pandemia a cidade de Praga capital da República Tcheca parou completamente e adotou-se severas medidas para conter a doença. A câmara de Praga criava novas leis a cada dia. Primeiramente o uso obrigatório de mascara em bondinhos, ônibus e metro, que dias depois virou obrigatório em todos os lugares. Foi fechado completamente a badalada vida noturna de Praga. Restaurantes e bares poderiam apenas fazer entregas. Foi cogitado a proibição do uso dos parques pelas pessoas, contudo ela foi considerada uma medida autoritária e, ao final, a lei se converteu para proibição de mais de 2 pessoas caminharem juntas. No âmbito nacional, as fronteiras foram fechadas e permitiu-se apenas a entrada de moradores da República Tcheca. E caminhoneiros deveriam passar por uma checagem de temperatura ao sair e entrar da República Tcheca.

Agora a cidade de Praga já vive normalmente e parece que a questão do covid-19 já foi superada. Desde 1º de julho, o uso de máscaras está obrigatório apenas dentro do metro e as fronteiras foram abertas. Restaurantes, bares e discotecas voltaram a funcionar e houve até um grande almoço na ponte mais conhecida da cidade. O turismo tem voltado lentamente e apenas dentro do país, visto que agora as pessoas preferem transporte terrestres ao invés do aéreo e se sentem mais seguras dentro de seu país.

Ao final de 2019, já sabiam que 2020 seria um ano desaceleração econômica em toda a Europa e que muitas empresas zombies poderiam ser afetadas. Mas não esperavam uma pandemia e principalmente uma brusca queda nas vendas e no turismo devido a quarentena. Durante a pandemia muitos países adotaram várias medidas para proteger empresas de suas falências, uma delas foi o Kurtzarbeit. O plano do Kurzarbeit significa que os funcionários deixam de trabalham um dia ou mais e não recebem parte de seu salário. Outras medidas de proteção para as empresas e trabalhadores podem ser vista neste link.

Apesar do atual bom humor do noticiário europeu e a vida aparentemente normal, a tensão econômica e política estão crescendo. Devido a baixa ajuda da União Europeia para seus países membros contra a pandemia, alguns movimentos de saída da União tem ganhado força, como por exemplo o Italexit. Em Bruxelas recentemente se aprovou após uma longa discussão um pacote de ajuda financeira aos países membros, que será usado para se recuperar financeiramente a primeira onda. Uma parte será dado e outra em forma de empréstimos com contrapartida de austeridades aos países ajudados.

O desemprego tem crescido em todos os países devido ao agravamento da crise econômica pela pandemia, além de uma crescente desconfiança sobre o dólar, já que muitos Bancos Centrais tem aumentado suas reservas de ouro do que comprar títulos da dívida pública ou dólares. Contudo a situação não parece tão ruim como no EUA, onde "Mais de 30 milhões de americanos solicitaram seguro-desemprego. Pequenas empresas, que respondem por 44% da atividade econômica nos EUA, estão fechando as portas de forma definitiva".

Enquanto os governos europeus conseguirem mantiver a economia, a vida continuará normalmente. A volta de uma segunda onda pode abalar fortemente toda a Europa, apesar disso já podemos ver algumas mudanças. Como muitas empresas estão sendo forçadas a adotar o trabalho remoto, adoção de algum aplicativo de vídeo conferência, armazenamento e compartilhamento de dados na nuvem, mecanismo para assinatura digital de documentos e na área industrial uma alta digitalização através da industria 4.0. Devido ao trabalho remoto algumas pessoas saíram dos grandes centros e voltaram para cidades pequenas, pois ficavam mais perto de seus parentes e os custos são menores. Essas mudanças a longo prazo poderão colocar em xeque as grandes metrópoles, com a volta dos trabalhadores para as cidades pequenas e portanto a diminuição das sedes físicas das empresas, o que afetará toda uma cadeia de negócios desde alugueis de salas comerciais até restaurantes. Portanto pode estar correto, que as novas tecnologias somente são popularizadas no inicio de uma nova onda, ou melhor, as empresas são forçadas adotar as novas tecnologias para diminuir seus custos e sobreviver a crise.

Fontes:
https://zpravy.aktualne.cz/ekonomika/zlate-rezervy-cnb/r~cc1debfacc0311eab408ac1f6b220ee8/
https://www.dw.com/pt-br/l%C3%ADderes-da-ue-chegam-a-acordo-sobre-pacote-de-recupera%C3%A7%C3%A3o-p%C3%B3s-pandemia/a-54251877
https://edition.cnn.com/2019/03/31/investing/stocks-week-ahead-zombie-companies-debt/index.html
https://news.expats.cz/weekly-czech-news/in-photos-prague-says-goodbye-to-coronavirus-with-a-dinner-for-2000-on-charles-bridge/
https://br.investing.com/analysis/heres-why-us-gasoline-consumption-wont-be-bouncing-back-anytime-soon-200436350
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/07/23/senador-italiano-lanca-partido-italexit-inspirado-no-brexit.ghtml
http://peritiaeconomica.com.br/ondas-longas-de-kondratieff/
https://observador.pt/especiais/despedimentos-proibidos-trabalhadores-em-casa-com-salario-a-100-credito-ilimitado-que-apoios-estao-os-outros-paises-a-dar/
https://www.imf.org/en/News/Articles/2020/06/11/na061120-kurzarbeit-germanys-short-time-work-benefit

*Felipe Bombardelli é formado em ciência da computação pela UFPR e vive em Praga na República Tcheca

_________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do PORTALNFL.
Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mai
l  portal@portalnfl.com.br





Comentários

Quer mais artigos e as newsletters editoriais no seu e-mail?

Receba as notícias do dia e os alertas de última hora.
[CARREGANDO...]

Confira mais Postagens

Memórias postas em xeque: muda de nome o Ginásio Costa Cavalcanti?
Rafael Clabonde
Rafael ClabondeColunista

Memórias postas em xeque: muda de nome o Ginásio Costa Cavalcanti?

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Raízes agroecológicas Paranaenses, e
Rafael Clabonde
Rafael ClabondeColunista

Raízes agroecológicas Paranaenses, e "AGORA É KID CHOCOLATE" que vem aí...

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Começa a Série
Rafael Clabonde
Rafael ClabondeColunista

Começa a Série "Agroecologia Paranaense", e hoje: ELAA, a Escola Latino Americana de Agroecologia

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Boa nova na fronteira fechada! Memórias Iguaçuenses: nasce mais uma Coluna aqui
Rafael Clabonde
Rafael ClabondeColunista

Boa nova na fronteira fechada! Memórias Iguaçuenses: nasce mais uma Coluna aqui

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Sobre o dia 25 dia da mulher negra e latino americana
Vanessa Ramos
Vanessa RamosColunista

Sobre o dia 25 dia da mulher negra e latino americana

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
O agronegócio capitalista e epidemias
Marcelo Barbosa
Marcelo BarbosaColunista

O agronegócio capitalista e epidemias

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Relembrando Jair Messias Bolsonaro
Giovanni Antunes
Giovanni AntunesColunista

Relembrando Jair Messias Bolsonaro

Posts do Colunista Ver Esta Postagem
Quando o perigo bate a porta
Thiago Barros
Thiago BarrosColunista

Quando o perigo bate a porta

Posts do Colunista Ver Esta Postagem