Portal NFL

MENU
Logo
Terça, 09 de março de 2021
Publicidade
Publicidade

Coluna

Aulas Presenciais Não Voltam Por Falta de Transportes?

Transporte Escolar sob Pauta

141
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com Aulas iniciadas de modo remoto nesta quinta-feira 18 de Fevereiro e prevista em sistema híbrido (parte dos alunos presencial e outra parte Ead) em 1° de Março, as Aulas Presenciais nas Escolas e Colégios podem não voltar.

Tanto nas redes municipais quanto na rede Estadual do Paraná, um dos fatores determinantes para retomada das aulas presenciais à maioria dos quase 2 milhões de estudantes é a rígida prevenção ao Covid-19. Nestes termos, mesmo que as Escolas tenham uso de máscaras, álcool em gel, revezamento de grupos de alunos em números reduzidos, o Transporte Escolar é fundamental para garantir que alunos de zonas rurais e bairros circundantes cheguem às Escolas.

Como os transportes escolares são geridos pelos municípios, muitos prefeitos e secretários municipais hesitam em autorizar o início dos transportes escolares por temor de haver lotações como de hábito e assim sofrerem notificações de aglomerações ou pior, elevar as taxas de contágios de covid-19 no trajeto escolar.

Outra dificuldade é a manutenção dos veículos e reparos mecânicos. Após 11 meses paralisados em pátios e estacionamentos, a frota de transporte escolar necessita de manutenções e reparos que podem reduzir a oferta total de veículos e elevar as lotações.

Mesmo em centros urbanos e metropolitanos, o transporte escolar em frota própria, vans, utilitários ou em ônibus coletivo acessíveis com o passe do estudante ou passe livre ainda não foi confirmado nem autorizado pelas prefeituras de dezenas de cidades do Paraná.

Neste caso, apesar da boa vontade de professores e estudantes, a falta de transporte escolar pode atrasar ainda mais o retorno das aulas presenciais.

Governo Estadual e Prefeituras têm agora alguns dilemas:

Como voltar as aulas presenciais sob sistema híbrido de revezamento sem o transporte escolar?

Ou como oferecer transporte escolar geralmente superlotado com segurança aos milhares de estudantes em 399 municípios do Paraná?

Enquanto aguardamos os diálogos de resoluções e instruções oficiais, centenas de testemunhos indicam instabilidade dos sistemas de EaD da Educação no Paraná e dificuldades de conexão às plataformas digitais.

@profsta ♻️ #profsta

Fonte/Créditos: @profsta

Créditos (Imagem de capa): @profsta

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade