Portal NFL

MENU
Logo
Terça, 09 de março de 2021
Publicidade
Publicidade

Boa Forma & Saúde

Métodos De Preparo Do Café

Existem diversas maneiras possíveis de se preparar um bom café

76
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Existem diversas maneiras possíveis de se preparar um bom café, mas elas exigem muito cuidado e atenção para que o sabor, aroma e complexidade do grão sejam respeitados. A seguir iremos dar dicas sobre como preparar um bom café usando como meio de preparo uma aeropress, prensa francesa ou  moka.

  • Aeropress

A Aeropress, foi criada pelo norte-americano Alan Alder, no ano de 2005. Ela é formada por um cilíndrico em acrílico, um porta filtros em material plástico – onde se coloca o filtro de papel em formato de disco e um êmbolo de borracha e base em acrílico – lembrando muito a estrutura de uma seringa. A aeropress é caracterizada pela união dos métodos de café filtrado (coador) com a pressão, extraindo assim todas as características do café que não seriam extraídas apenas com a gravidade. Este método proporciona uma bebida mais intensa do que um coador comum, mas com menor acidez e amargor, além de ser muito versátil, já que é possível usar diferentes granulometrias de moagem do grão, proporções água/café, temperatura da água e tempo de infusão.

  • Prensa Francesa

A Prensa Francesa ou French Press pode ser considerada uma invenção franco-italiana. De acordo com registros, ela surgiu pelas mãos de Mayer e Delforge, por volta de 1852, na França, no entanto, o design e as funcionalidades atuais se devem a Bruno Cassol em 1935  e Faliero Bondanini em 1958. A Prensa Francesa é conhecida também como cafetiere à piston, press pot, coffee plunger, e na França da década de 1980 ficou popular sob o nome de Chambord. A estrutura da French Press é formada basicamente por uma jarra, que é feita de vidro, plástico ou inox, e por um êmbolo, no qual se encontra fixada uma peneira metálica de trama fina, responsável pela separação dos resíduos sólidos da bebida. O café preparado neste método tem um corpo parecido com o café filtrado (coado), mas a presença dos óleos essenciais do café se torna o destaque principal desse modo de extração, já que esse feito só é alcançado porque a peneira de metal presente no êmbolo retém apenas os resíduos sólidos do café. O preparo do Café na Prensa Francesa é fácil, no entanto, é necessário uma moagem na granulometria correta (média-grossa), para que não tenha excesso de resíduos na bebida. O preparo do Café neste método é simples: após escaldar a cafeteira, coloque o café moído na jarra (recomenda-se 10g de café a cada 100ml de água)  despeje água quente até cobrir todo o café, faça uma pré-infusão de 30 segundos, termine de acrescentar a água de forma lenta e com movimentos circulares, misture suavemente com o auxílio de uma colher, encaixe o êmbolo na jarra e deixe o café em infusão em torno de 4 a 5 minutos. Após esse tempo, pressione o êmbolo de forma suave e constante para que o resíduo do café fique depositado no fundo da jarra. Neste método, uma quantidade mínima de resíduos pode ficar no fundo da xícara, o que é normal e esperado.

  • Moka

A cafeteria italiana conhecida como Moka foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti. Ela revolucionou o modo de preparar café e popularizou o espresso na Itália e no mundo, isso fez com que uma cafeteira a vapor surgisse.

A Moka simula um café espresso, logo, é um café bem forte. Para preparar basta encher o pote que fica na parte de baixo do equipamento com água até um pouco abaixo da válvula de segurança. Após isso, coloque o filtro em forma de funil e nele ponha o café moído até encher. Rosqueie a parte superior e coloque sua Moka no fogão com a chama baixa. Espero um tempo até que a pressão force a água a subir fazendo com que ela passe pelo funil (onde está o café); fique atento para desligar o fogo sem deixar que o pó queime e fique com um gosto ruim. Desligue o fogo um pouco antes do pote superior lotar.

Direto da Serra da Canastra para a sua mesa! Clique na imagem e faça seu pedido!

 

 

 

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade