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Como substituir o arroz?

O arroz, juntamente com o feijão, é considerado um prato típico da nossa culinária. No entanto, por ser um produto refinado
Como substituir o arroz?
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Como substituir o arroz?

O arroz, juntamente com o feijão, é considerado um prato típico da nossa culinária. No entanto, por ser um produto refinado, o arroz branco possui baixo teor de nutrientes. Por isso, o ideal é utilizar o arroz integral, que além de saboroso, é rico em nutrientes e pode oferecer ao organismo muitos benefícios. Isso porque ele é uma excelente fonte de carboidratos, fornece boas quantidades de fibra alimentar, proteínas, vitaminas, minerais, possui baixo teor de sódio, é isento de gordura saturada e rico em compostos bioativos.

O arroz integral pertence ao grupo dos cereais e contém vitaminas do complexo B, que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso e para o coração. Também possui fibras e metionina (aminoácido que auxilia a processar as gorduras e a preservar a função hepática).

Para quem não gosta muito do arroz integral e quer evitar esse alimento ou apenas deseja variar a  alimentação, aqui vão algumas dicas de como substituir o arroz:

  • Quinoa: é um alimento extremamente nutritivo por possuir em sua composição vitaminas e minerais, além de fibras, ácidos graxos como o ômega 3 e aminoácidos considerados essenciais para o nosso organismo. Seu consumo está associado à prevenção de doenças do coração e à redução dos níveis de colesterol sanguíneo.
  • Painço: é um cereal muito antigo, consumido principalmente na Ásia e na África. Esse cereal possui uma significativa quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras. Também contém elevado teor de fibras e em sua composição estão presentes alguns minerais, como manganês, magnésio e fósforo, além de aminoácidos importantes para a saúde do nosso corpo. Pode ser utilizado em substituição do arroz ou no preparo de saladas tipo o tabule.
  • Batata-doce: é pobre em proteínas e gorduras, porém uma ótima fonte de carboidratos com baixo índice glicêmico, além de ser rica em fibras e ser fonte de vitaminas e minerais.

Substituir o arroz nas preparações pode deixar nossa alimentação ainda mais nutritiva e variada. O importante é sempre avaliar a qualidade nutricional dos alimentos que consumimos, dando preferência para aqueles que vão contribuir com a nossa saúde e bem-estar!

 

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O arroz, juntamente com o feijão, é considerado um prato típico da nossa culinária. No entanto, por ser um produto refinado, o arroz branco possui baixo teor de nutrientes. Por isso, o ideal é utilizar o arroz integral, que além de saboroso, é rico em nutrientes e pode oferecer ao organismo muitos benefícios. Isso porque ele é uma excelente fonte de carboidratos, fornece boas quantidades de fibra alimentar, proteínas, vitaminas, minerais, possui baixo teor de sódio, é isento de gordura saturada e rico em compostos bioativos.

O arroz integral pertence ao grupo dos cereais e contém vitaminas do complexo B, que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso e para o coração. Também possui fibras e metionina (aminoácido que auxilia a processar as gorduras e a preservar a função hepática).

Para quem não gosta muito do arroz integral e quer evitar esse alimento ou apenas deseja variar a  alimentação, aqui vão algumas dicas de como substituir o arroz:

  • Quinoa: é um alimento extremamente nutritivo por possuir em sua composição vitaminas e minerais, além de fibras, ácidos graxos como o ômega 3 e aminoácidos considerados essenciais para o nosso organismo. Seu consumo está associado à prevenção de doenças do coração e à redução dos níveis de colesterol sanguíneo.
  • Painço: é um cereal muito antigo, consumido principalmente na Ásia e na África. Esse cereal possui uma significativa quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras. Também contém elevado teor de fibras e em sua composição estão presentes alguns minerais, como manganês, magnésio e fósforo, além de aminoácidos importantes para a saúde do nosso corpo. Pode ser utilizado em substituição do arroz ou no preparo de saladas tipo o tabule.
  • Batata-doce: é pobre em proteínas e gorduras, porém uma ótima fonte de carboidratos com baixo índice glicêmico, além de ser rica em fibras e ser fonte de vitaminas e minerais.

Substituir o arroz nas preparações pode deixar nossa alimentação ainda mais nutritiva e variada. O importante é sempre avaliar a qualidade nutricional dos alimentos que consumimos, dando preferência para aqueles que vão contribuir com a nossa saúde e bem-estar!

 

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