Portal NFL

MENU
Logo
Domingo, 18 de abril de 2021
Publicidade
Publicidade

Rolê na Fronteira

Coisas para fazer e ver na Amazônia colombiana

Localizada no extremo sul do país, Letícia é uma pequena cidade portuária que fica na fronteira com o Brasil e o Peru.

293
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na maioria das vezes quando as pessoas pensam na Amazônia, na hora vem em mente o Brasil. No entanto, o Rio Amazonas e a Floresta Amazônica atravessam vários países, incluindo a Colômbia. Nesta matéria, vamos contar tudo sobre como visitar o Amazonas colombiano.

Localizada no extremo sul do país, Letícia é uma pequena cidade portuária que fica na fronteira com o Brasil e o Peru. Na verdade, talvez uma das melhores coisas de visitar Letícia seja a capacidade de poder visitar 3 países ao mesmo tempo. E por mais que a Amazônia colombiana seja a menos conhecida, está cheia de coisas para fazer e ver.

Chegando lá

O Rio Amazonas é o maior rio da América do Sul, passando pelo Peru, Colômbia e Brasil / Foto: Adam McConnaughhay

 

Letícia fica super isolada e não tem estradas que conectem a floresta amazônica com a cidade. Por isso, você deve pegar um voo para Letícia saindo de Bogotá ou chegar no ferry boat que atravessa o Rio Amazonas que parte de Iquitos, no Peru, ou pegar o que sai do Brasil. Também é possível voar da cidade vizinha Tabatinga de alguns aeroportos do Brasil.

Dica de viagem: Veja as melhores coisas para fazer no Peru e as melhores coisas para fazer no Brasil se você for a algum desses lugares depois da sua visita a Letícia.

Tour no Rio Amazonas

Essa é sem dúvidas uma das melhores atividades para fazer em Leticia. Os tours de um dia pelo rio saem todos os dias de manhã cedinho e voltam de tarde. Podem ser reservados ao chegar em Letícia ou com antecedência através das agências de turismo.

As próximas coisas estão todas incluídas no tour regular pelo Rio em Letícia. Se você preferir não fazer o tour, poderá contratar um traslado independente até lá saindo do porto.

Dica de viagem: Navegue através do maior rio do mundo. Reserve aqui sua viagem pelo rio Amazonas.

Ilha dos Micos

Estes pequenos animais vão surpreendê-lo com sua grande curiosidade! / Foto: Adam McConnaughhay

 

Esta é a primeira parada do tour pelo rio. Essa pequena ilha no meio do rio é a Ilha dos Micos, a casa de vários macaquinhos. Quando você chega na ilha, pegará algumas bananas e se prepare, porque logo terá um montão de micos querendo um pedaço, escalando pelo seu corpo! É muito divertido e você poderá tirar fotos incríveis. Os macaquinhos são super fofos.

Leve em conta que os repelentes e protetores solares fazem mal pra eles, então coloque esses produtos após deixar a ilha. Também, não tente pegar no colo os macacos e tenha cuidado com os seus dentinhos quando comem as bananas das suas mãos.

Porto Nariño

Pequena cidade localizada no departamento do Amazonas / Foto: Adam McConnaughhay

 

Essa cidadezinha é onde normalmente se almoça durante o tour pelo rio em Letícia. É uma cidade pequena e muito bonitinha onde os veículos motorizados foram proibidos. Não esqueça de caminhar até o topo do morro para ver a vista maravilhosa do rio. Você também vai querer experimentar os sorvetes artesanais e os picolés feitos com frutas amazônicas como o açaí. Também dá pra passar a noite lá e pegar um ferry para ir pra Letícia saindo de lá.

Dica de viagem: Viva um dia na Reserva Natural Tanimboca e explore desde a selva as paisagens de um dos melhores lugares turísticos da Amazônia.

Veja o maior lírio de água no mundo

O Victoria Regia é o maior lírio de água do mundo, você pode encontrá-lo na Amazônia colombiana / Foto: Adam McConnaughhay

 

Vitória Régia é o maior lírio de água do mundo. Ela cresce nos lagos e lagoas ao longo da bacia do Rio Amazonas. Perto de Letícia e normalmente na última parada do tour quando já se está voltando à cidade, se visita a Reserva Vitória Régia, onde tem um espaço muito bonito para observar essas plantas fascinantes.

Fique deslumbrado também com os belíssimos boto cor de rosa. Os cientistas ainda não tem certeza porque esses golfinhos que escolheram morar no rio são da cor rosada. Ninguém pode negar que eles são animais encantadores. Você também verá golfinhos comuns, os cinzas, no rio, mas ver o boto rosa é realmente uma experiência única.

Normalmente, o tour pelo rio em Letícia inclui várias paradas para ver os botos. Eles podem ser tímidos mas se você tiver sorte poderá vê-los bem de pertinho! 

Essas são as paradas e as coisas para ver durante o tour regular de um dia no Rio Amazonas em Letícia, mas tem muito mais coisas divertidas para fazer em Leticia.

Ver os pássaros comendo na Praça Principal

Sua principal atração é ser cercado pela vegetação endêmica da Amazônia / Foto Daytours4u

 

Logo depois do pôr do sol, de tardezinha, centenas de pássaros vem para comer ao redor da praça principal de Letícia. É uma coisa linda ver eles voando e pousando nas árvores. Depois de meio hora, eles voltam à floresta.

Para ter uma vista incrível dos pássaros voando, você pode fazer uma pequena doação à igreja e ter a vista de lá da praça. Mas, você poderá vê-los de qualquer lugar da praça. É uma experiência maravilhosa, por isso separe pelo menos uma tardezinha em Letícia para poder ver isso de perto.

Atravessar a fronteira para ir ao Brasil ou Peru

Tabatinga é uma cidade brasileira no extremo oeste do estado do Amazonas, às margens do rio Amazonas / Foto Daytours4u

 

Como dissemos acima, Letícia fica na tríplice fronteira entre a Colômbia, o Peru e o Brasil. Devido à área ser isolada, as três comunidades dividem a mesma cultura e possuem uma ligação muito forte. Até tem um festival anual que celebra os três países. É possível atravessar para os dois países, Brasil e Peru sem passar pelo processo imigratório.

É só atravessar a fronteira. Para entrar no Brasil, dá pra atravessar por terra entrando na cidade de Tabatinga.Em Tabatinga, tem um montão de lojas perto da fronteira onde você poderá comprar alguns souvenirs e produtos. O lugar mais famoso é a Casa do Chocolate, um pequeno forte histórico com alguns animais em exibição, que fica um pouco mais para dentro da cidade, no Parque Zoobotânico.

Cultural Cmdo Fron Solimões

Para atravessar a fronteira pro Peru, você pode contratar um barco do porto de Letícia para levar você até a cidadezinha de Santa Rosa. Não tem muito para ver nessa comunidade pequena, mas você pode comer um almoço espetacular no restaurante Brisas de Amazona, que serve o delicioso arroz chaufa peruano.

Dica de viagem: Viva uma experiência única na Amazônia com o Dia de pesca de Piranha com Cayman Sighting no Brasil.

Ande de Tirolesa nas Árvores

Na Reserva Natural Tanimboca, você dormirá em uma cabana de árvore / Foto: Fonte
 
 

Nas redondezas de Letícia, está a Reserva Tanimboca, onde você poderá subir nas árvores da floresta amazônica. Depois de subir nas árvores, poderá andar de tirolesa atravessando a floresta. É uma experiência fascinante. Para ficar ainda mais incrível, reserve uma noite nas casas nas árvores que o hotel que tem lá oferece.

Fazer uma trilha nas profundezas da floresta

Por último, se você é bem aventureiro, faça uma trilha para entrar nas profundezas da floresta passando algumas noites numa comunidade indígena. Tem algumas agências de turismo que oferecem essas experiências de passar uma, duas noites ou uma semana inteira na floresta.

Aqui contamos uma lista de várias coisas maravilhosas para fazer e ver em Letícia na Amazônia colombiana. Se você escolher visitá-la, com certeza não irá se decepcionar. É um destino super enriquecedor para colocar no seu roteiro de viagem pela Colômbia ou para fazer uma parada lá, no Peru ou no Brasil.

Conheça todas as melhores atividades na Colômbia, no Peru e no Brasil e planeje a viagem dos seus sonhos!

 

Fonte/Créditos: Adam McConnaughhay, que mora em Cartagena, Colômbia e teve a oportunidade de visitar Letícia e muito da Colômbia. Também trabalha como professor e escreve suas experiências na Colômbia no CartagenaExplorer.com

Créditos (Imagem de capa): Tabatinga é uma cidade brasileira no extremo oeste do estado do Amazonas, às margens do rio Amazonas / Foto Daytours4u

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade