Portal NFL

MENU
Logo
Quarta, 20 de janeiro de 2021
Publicidade
Publicidade

Rolê na Fronteira

As melhores praias do Litoral Central do Chile

Uma das vantagens da geografia chilena é que, ao se tratar de uma faixa de terra tão fina, o mar sempre está relativamente perto das cidades

123
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma das vantagens da geografia chilena é que, ao se tratar de uma faixa de terra tão fina, o mar sempre está relativamente perto das cidades do interior. E os chilenos de Santiago sabem muito bem disso, e aproveitam a temporada de festas e praticamente todos os fins de semana prolongados para escapar do barulho da cidade e visitar as praias do Litoral Central do Chile. Alguns dos destinos mais próximos ficam a apenas 120 quilômetros, mais ou menos umas duas horas de viagem de carro ou ônibus, dependendo da praia escolhida.

Muitas destas praias fazem parte do que hoje em dia é conhecido como “O Litoral dos Poetas”, já que em alguns destes povoados costeiros viveram importantes escritores que ficaram fascinados com a beleza do Pacífico e desta paisagem acidentada marcada por barrancos, despenhadeiros, rochedos e pequenas baías. E é por isso que figuras ilustres como Pablo Neruda, Adolfo Couve, Vicente Huidobro e o recentemente falecido Nicanor Parra tiveram casas por lá. Por esta e por muitas outras razões recomendamos a todos aqueles que visitem Santiago, inclusive por poucos dias, que aproveitem para conhecer as populares praias do litoral central chileno.

El Tabo

Possivelmente é um dos balneários mais populares do Chile, devido à proximidade com Santiago. Conta com duas praias amplas, a de San Carlos e Praia Branca, que todo verão recebem milhares de turistas. Estas praias se destacam por estarem protegidas por pequenas baías, o que faz com que suas ondas não sejam tão violentas e por isso são próprias para banho, além de terem uma temperatura agradável em comparação com outras praias que são mais frias e que também ficam no litoral central. Saindo de El Tabo você também pode visitar a Ilha Negra, este local não se destaca por suas praias, porque elas estão obstruídas por rochedos, mas é interessante porque foi onde viveu o poeta Pablo Neruda e onde atualmente se encontra sua casa museu.

Dica de viagem: Em muitas destas praias existem pequenas canoas ou jangadas que são utilizadas pelos pescadores artesanais. Próximo às canoas você poderá comprar peixe e frutos do mar frescos, e também comer nos restaurantes que os próprios pescadores administram coletivamente.

Reserve online um Tour à Ilha Negra com Vinhedos saindo de Santiago

Las Cruces

Oficialmente pertence à região de El Tabo, conta com três praias próprias para banho, Praia Branca, Salinas e Pescadores. Esta região se destaca por sua beleza natural, que tem motivado o desenvolvimento de pesquisas científicas focadas na flora e na fauna costeira, e por um dos seus bairros emblemáticos, El Vaticano, onde até hoje em dia existem lindas mansões com valor patrimonial que datam do inicio do século XX. Las Cruces também é muito conhecida por ter sido o lar do recentemente falecido poeta Nicanor Parra.

Punta de Tralca

Pertence oficialmente a região de El Quisco, mas diferentemente deste balneário, Punta de Tralca é um lugar muito tranquilo e é ideal para famílias ou casais que querem se afastar do movimento e do barulho. Você não pode esquecer que muitos dos povoados costeiros são literalmente invadidos durante o verão, mas em Punta de Tralca isso não acontece. Sua praia é muito linda, segura e conta com uma ampla oferta de atividades e esportes ao ar livre, como muro de escalada, classes de surfe e bodyboard, e aluguel de bicicletas.

Dica de viagem: Aproveite um dia incrível visitando a Costa Central do Chile, conheça suas belas praias, pequenas vilas de pescadores e enseadas de pescadores, reserve agora!

El Canelo

É uma das praias mais lindas do litoral central, tanto a principal como a menor que se chama “El Canelillo”. Ambas estão localizadas entre uma península e um cabo que termina em ilhéu, por isso na área da baía a água é muito calma. Estas praias também se destacam pela cor da água do mar, uma tonalidade verde azulada intensa e transparente. O único problema desta praia é que ela é pequena, e por isso na alta temporada fica muito cheia e em alguns momentos do dia é impossível encontrar um lugar para relaxar.

Dica de viagem: esta praia é ideal para ser visitada de manhã cedo ou depois das cinco da tarde. Não se esqueça de que o sol se põe somente às 20 horas no verão nesta parte do mundo.

Mirasol

A próxima região, indo para o norte junto ao mar saindo de Algarrobo, se chama Mirarol. Aqui você não encontrará grandes complexos turísticos nem ruas cheias de gente, mas somente casas com jardins lindos e bem cuidados.

Descendo até a praia pela rua principal, o turista encontrará uma praia muito linda que conta com uma ampla diversidade de plantas e flores, que são cultivadas pelos vizinhos em conjunto que vivem no local. Ao chegar ao final da rua, o turista deve virar à direita e então encontrará a passagem Buenos Aires que dá acesso ao pântano de Mirasol. Este é sem dúvidas o maior atrativo da região. Trata-se de um enorme barranco verde onde no seu vale brotam águas subterrâneas, como vertentes. Graças a isto, todo o fundo do barranco que vai até a costa se converte num micro santuário natural onde ficam distintas espécies de aves autóctones.

Logo, depois dos juncos, você encontrará uma linda praia de areia amarela protegida por despenhadeiros. Esta praia não é própria para banho, porque suas águas são muito violentas, mas se trata de um verdadeiro espetáculo que deve ser observado. Você não se arrependerá.

Dica de viagem: Para quem visita o Chile por alguns dias, um fim de semana na costa central chilena: Viña del Mar, Valparaiso e Isla Negra é uma excelente opção, descubra-a!

Tunquén

No dialeto indígena, Tunquén quer dizer terra esbarrancada, e este nome é muito apropriado, se você descer até a praia pelo despenhadeiro que começa em El Yeco, a região que fica entre Mirasol e Tunquén, verá longas e finas gretas que saem do solo e que marcam a tônica desta paisagem incrível. Exatamente onde fica a ladeira para descer pelo despenhadeiro você pode parar e contemplar uma praia que parece não terminar nunca, pois é realmente imensa, tanto de largura como de profundidade. Você também perceberá que a praia está praticamente deserta, por ser um lugar de difícil acesso.

Se você não tiver vontade de descer a ladeira do despenhadeiro, também pode ir de carro pela mesma estrada costeira que pegou para chegar até Mirasol. Nesta estrada você encontrará uma bifurcação que indica para a esquerda El Yeco e para a direita Tunquén. Pegue a segunda opção e depois de várias curvas fechadas chegará até um campo onde existe um acesso público para a praia, mas você deverá pagar USD 4 pelo estacionamento. Partindo deste lugar você tem vinte minutos de caminhada até o mar pela areia. Pode parecer muito complicado, mas vale a pena, já que Tunquén é a praia mais linda de todo o litoral central.

Como chegar saindo de Santiago e orçamento diário

Se você for de ônibus saindo de Santiago, deve ir até o terminal de ônibus San Borja no bairro da Estação Central, ou também pode ir até o terminal particular das empresas Tur Bus e Pullman, que fica no mesmo bairro. Os ônibus que vão para o litoral saem com muita frequência, especialmente no verão.

Agora, se você vai de carro, deve pegar a estrada 68 e seguir reto até o oeste por aproximadamente uma hora e vinte minutos de viagem. Então, quando chegar no trevo de Casablanca, você dobra a esquerda pela estrada F-90. Esta estrada te leva diretamente a Algarrobo, e lá pode pegar a estrada costeira G-98-F, tanto para o sul como para o norte para visitar os distintos balneários. Todos eles estão muito próximos um do outro, não mais que 15 minutos de viagem.

Apesar de todos estes balneários ficarem pertinho um do outro, alguns preços variam dependendo do lugar. Mas se você quiser estimar uma média de gastos, pense que alugar um apartamento ou cabana sai por volta de USD 65 diários, e você pode comer cardápios clássicos da costa, como peixe frito com acompanhamento.

Dica de viagem: A colorida cidade costeira de Valparaiso, carinhosamente apelidada de Valpo, é uma das favoritas dos chilenos e dos turistas. Descubra 5 razões para visitar Valparaiso Você não vai se arrepender!

 

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade