Portal NFL

MENU
Logo
Quarta, 20 de janeiro de 2021
Publicidade
Publicidade

Boa Forma & Saúde

10 receitas para reaproveitar sobras de comida na geladeira

No dia a dia, a melhor forma de evitar o desperdício de alimentos é usando-os em novas receitas.

365
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No dia a dia, a melhor forma de evitar o desperdício de alimentos é usando-os em novas receitas. Separamos 10 pratos que podem incluir sobras de comida

Um dos maiores dilemas na cozinha é sobre o que fazer com as sobras de comida na geladeira. Além de dar um aperto no coração, jogar os alimentos fora não é a forma mais sustentável de lidar com os restos. Sendo assim, no dia a dia, sempre vale reaproveitar grãoslegumes e carnes em novas receitas sem perder o sabor, dando uma nova finalidade à comida e evitando o desperdício.

Se você quer usar as sobras na geladeira, mas está sem criatividade para pensar em um novo prato, listamos 10 receitas que podem incluir alimentos previamente preparados entre os ingredientes. Veja a seguir (clique no título ou na imagem para conferir o passo a passo completo):

1. Mexidão de arroz e feijão com bacon e carne seca
Um dos pratos mais conhecidos por incluir sobras de alimentos é o famoso mexidão, que pode levar diversos tipos de ingredientes – arrozfeijão, carnes e legumes. Na receita sugerida pela Cozinha Experimental da Camil, arroz e feijão são acompanhados de bacon e carne seca. Com certeza fará sucesso no almoço em família! O preparo leva apenas 20 minutos e rende quatro porções.

Mexidão de arroz e feijão é um prato clássico, que reaproveita sobras de alimentos (Foto: Divulgação)

 

2. Arroz à grega
Outro prato recomendado para combinar alimentos na geladeira, principalmente arroz e legumes, é o arroz à grega. Além de ser colorido e nutritivo, é fácil de fazer e pode ser servido como acompanhamento de pratos de carne e de peixe. A receita é de César Neto, chef da Tramontina. O rendimento é de seis porções.

A receita de arroz à grega é ideal para evitar o desperdício de alimentos (Foto: Divulgação)

 

3. Bolo salgado de presunto, queijo prato e azeitonas
Outra forma de evitar o desperdício é preparando um bolo salgado. A receita de Rita Atrib, do Petit Comité Buffet e Rotisseriedeliciosa, leva presuntoqueijo prato e azeitonas e é uma ótima opção para um brunch ou café da tarde. Rende 12 porções e fica pronta em uma hora.

A receita de bolo salgado leva presunto, queijo prato e azeitonas (Foto: Elisa Correa/Editora Globo) Salvar

 

4. Picadinho de frango com legumes
Prático e cheio de nutrientes, o picadinho de frango com legumes pode usar ingredientes que estavam guardados na geladeira. A receita da nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, tem um modo de preparo bem simples, com apenas cinco passos. Saboreie um prato colorido e delicioso!

Picadinho de frango com legumes é um prato colorido e delicioso, que ajuda a evitar o desperdício (Foto: Divulgação)

 

5. Torta de queijo, atum, palmito, cebola e tomates
Que tal usar as sobras na geladeira para preparar uma deliciosa torta? É uma excelente pedida para ser o chá da tarde ou como acompanhamento de uma salada de folhas verdes. A receita do chef Melchior Neto leva queijo, atumpalmitocebola e tomates.

Uma boa forma de incorporar sobras de alimentos é preparando uma receita de torta (Foto: Divulgação)

 

6. Canja de galinha
Um prato clássico e que pode levar ingredientes armazenados na geladeira é a canja de galinha. Esta receita de Beth Branco, do Beth Cozinha de Estar, leva legumes, peito de frango e arroz cozido. Rende quatro porções e fica pronta em 45 minutos.

A canja de galinha é uma receita que pode incluir alimentos da geladeira (Foto: Casa e Comida)

 

7. Sopa de feijão
Outra opção de caldo, ótima para esquentar no clima frio, é a sopa de feijão. Combine sobras de macarrão e feijão para elaborar o prato saboroso e nutritivo. Esta receita, sugerida por Luana Hernandez, chef parceira da Smart, serve duas pessoas e fica pronta em seis etapas.

Perfeita para dar uma esquentada no clima frio, a sopa de feijão é uma receita que pode levar alimentos previamente preparados (Foto: Divulgação)

 

8. Arroz de forno com cenoura, ervilhas e carne moída
Uma forma de reaproveitar arroz, legumes e carne moída é preparando um delicioso arroz de forno. Uma boa pedida é a sugestão da nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, para fazer com carinho e mais tempo em casa. Para completar, a receita traz uma camada de queijo ralado para gratinar no forno, deixando a aparência e o sabor ainda mais apetitosos.

A receita de arroz de forno leva cenoura, ervilhas e carne moída (Foto: Divulgação)

 

9. Cuscuz paulista de camarão com toque apimentado
Tradicional na culinária brasileira, o cuscuz paulista divide opiniões pelo país – alguns amam, outros nem tanto. No entanto, o prato é uma ótima forma de dar um novo propósito para os alimentos na geladeira. A sugestão da chef Paula Labaki, a pedido da marca Tabasco, traz milho, ervilha, palmito e tomate, acompanhados de um caldo de camarão e um toque apimentado.

O cuscuz paulista com caldo de camarão promete agradar até os paladares mais exigentes (Foto: Paula Iabaki/Divulgação)

 

10. Caldo de abóbora cabotiá com linguiça
Este creme de abóbora com alecrim e linguiça defumada pode incluir alimentos previamente preparados, como a cebola e a própria carne suína. A sugestão da Eder rende quatro porções e leva 30 minutos de preparo.

Cebola e linguiça defumada são ingredientes previamente preparados, que podem ser usados na receita de caldo de abóbora (Foto: Divulgação)

Por Mattheus Goto com Alex Alcantara

 

Créditos (Imagem de capa): Evite o desperdício e reaproveite sobras de alimentos com receitas de mexidão, cuscuz e sopa de feijão (Foto: Divulgação | Paula Labaki/Divulgação | Divulgação)

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade